Dias Toffoli é eleito presidente do STF

Com mandato até 2020, Dias Toffoli foi eleito ontem (8) para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para começar atuar a partir do próximo mês. A votação é simbólica, uma vez que Toffoli é o vice presidente da corte, e já assumiria o cargo, conforme o regimento interno no STF.

Dias Toffoli é eleito presidente do STF
Dias Toffoli é eleito presidente do STF

Ministro Dias Toffoli durante sessão da Segunda Turma do STF para jugar ação penal proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a senadora Gleisi Hoffmann e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo.

Toffoli entra no cargo no lugar da atual presidente, Cármen Lúcia, que está há dois anos na presidência, e não pode continuar no posto. O vice será Luiz Fux. Ambos tomarão posse no dia 13 de setembro, e terão mandato de dois anos.

“A responsabilidade neste encargo é enorme, os desafios são gigantescos, mas, se por um lado, temos essa dificuldade, até pela gestão tranquila e firme que Vossa Excelência [ministra Cármen Lúcia] teve nestes dois anos tão difíceis pela nação brasileira, com tantas demandas chegando a este STF e ao Conselho Nacional de Justiça, por outro lado, é muito facilitado”, disse Toffoli.

Agência Brasil

Login

Welcome! Login in to your account

Lembrar Senha Esqueceu sua senha?

Lost Password